Instruções e Políticas
1. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO
Para fins de submissão, deverão ser observados os seguintes critérios:
a) Caso autor ou coautor seja maçom, estar em condição de regularidade;
b) Os artigos submetidos devem conter, no máximo, 05 (cinco) coautores;
c) A submissão deve possuir cientificidade e relevância, associado às linhas de pesquisa:
1. História da Maçonaria
2. Filosofia e a Maçonaria
3. Maçonaria: Homem, Sociedade e Natureza
4. Educação Maçônica
d) O artigo deve ser inédito;
e) O artigo deve deixar contributos para a maçonaria, para a ciência e para a sociedade;
2. NORMAS E ESTRUTURA DOS ARTIGOS PARA SUBMISSÃO
2.1. Normas Gerais
Os trabalhos deverão ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, contendo no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, contando com as referências.
2.2. Normas Específicas/Estrutura
Com exceção dos títulos, dos rodapés e de imagens (gráficos/tabelas/figuras/quadros), o corpo do texto deverá seguir a seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 12 (doze), formato A4 tendo como margens: superior e esquerda com 3 (três) cm, inferior e direita com 2 (dois) cm. Todo o texto deve ser alinhado como “Justificado” e obedecendo espaçamento simples entre linhas.
2.2.1. Título
Deve ser apresentado em língua Portuguesa e em língua Inglesa, devendo estar em negrito e centralizado, com tamanho 14 (quatorze). Os nomes científicos, quando parte do título, deverão ser escritos em itálico e de acordo com as normas internacionais. Todo o título deve estar caixa alta (letras maiúsculas).
2.2.2. Identificação dos autores
Os nomes dos autores devem estar dispostos abaixo do título e em nota de rodapé. No rodapé, junto aos nomes, deverão ser identificados o a Loja Maçônica ao qual o autor é vinculado (caso seja maçom) e seu endereço de e-mail.
2.2.3. Resumo
A palavra resumo deverá estar alinhada à esquerda e em negrito. O texto referente ao resumo deverá ter seu início na mesma linha da palavra resumo e deverá conter informações sucintas sobre trabalho científico apresentado, sobretudo o objetivo da pesquisa, os métodos empregados, os resultados e as conclusões mais relevantes. O resumo deverá conter, no mínimo, 250 palavras e, no máximo, 500 palavras.
2.2.4. Palavras-chave
Deverão ser apresentadas, no mínimo, 03 (três) e, no máximo, 05 (cinco) palavras ou termos, em letras minúsculas e separadas por ponto e vírgula.
2.2.5. Abstract
Tradução para a língua inglesa do conteúdo do resumo, mantendo-se a sua estrutura.
2.2.6. Keywords
Tradução para a língua inglesa do conteúdo das palavras-chave, mantendo-se a sua estrutura.
2.2.7. Introdução ou Considerações Iniciais
Deve ser objetiva e destacar os propósitos para os quais o estudo foi realizado.
2.2.8. Desenvolvimento
Deve conter as bases científicas (revisão bibliográfica) da temática proposta.
2.2.9. Metodologia
Deve conter uma caracterização da área experimental, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos utilizados forem os internacionalmente validados, apenas a referência bastará; caso contrário, deve conter uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. A metodologia deve ser suficientemente detalhada para que os leitores e revisores possam compreender precisamente os procedimentos metodológicos utilizados, e, caso desejem, consigam replicá-los.
2.2.10. Resultados
A apresentação dos resultados deve ser concisa e impessoal. A discussão deve relacionar-se diretamente com o estudo que está sendo relatado. Os resultados apresentados na forma de Tabelas e/ou Figuras devem ser analisados e discutidos de forma isenta, clara, direta e concisa atendo-se aos preceitos científicos, confrontando-os com os conhecimentos referenciados na bibliografia clássica sobre o assunto e com o conteúdo de periódicos especializados.
2.2.11. Imagens (gráficos/tabelas/figuras/quadros)
As imagens deverão ser numeradas, possuir título e fonte. Os textos da numeração, título e fonte, deverão ser apresentados com tamanho 10 (dez) e com espaçamento de 01 (um) ponto entre linhas.
2.2.12. Conclusões ou Considerações Finais
Deverá ser coerente com os objetivos do trabalho e não repetir resultados. Não devem conter abreviaturas, símbolos e citações.
2.2.13. Citações no texto
A chamada de autores deverá ser feita pelo sistema autor-data segundo as normas da ABNT (NBR 10520:2002).
2.2.14. Listagem das referências do artigo
No item referências, a listagem deve ser disposta em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, conforme as normas da ABNT (NBR 6023:2000).
3. PRAZOS
3.1. Submissão
A submissão dos artigos se dará de maneira ininterrupta através do e-mail:
submissao@lepadelman99.com.br
3.2. Resultados
Os resultados serão divulgados individualmente, diretamente nos endereços de e-mail utilizados para a submissão dos artigos, após a sua análise, com prazo máximo de até 30 dias após a submissão.
3.3. Publicação
Os artigos selecionados serão parte integrante de publicações trimestrais da revista, disponibilizados de gratuita no sítio eletrônico supracitado. Os artigos de maior destaque podem ser convidados a compor uma publicação em forma de livro, de periodicidade anual, sob a responsabilidade de publicação por parte de editora a ser selecionada.
Para ambas as publicações, os autores que submeterem seus trabalhos, deverão consentir em abdicar de direitos comerciais sobre os textos.
4. PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS
Os artigos submetidos para a publicação serão apreciados por uma comissão científica, composta por membros do conselho editorial.
4.1. Critérios
Os critérios avaliados pela respectiva comissão incluirão:
a) Consistência teórica e a metodológica;
b) Relevância;
c) Contributos para a maçonaria, para ciência e para a sociedade.
Todos os artigos submetidos receberão feedback conforme sua situação.
I. Aprovado: comunicação da aprovação e carta de aceite para publicação;
II. Aprovado com pendências: comunicação da aprovação com pendências e sugestões de alterações/adaptações necessárias;
III. Reprovado: comunicação da reprovação e parecer constando os motivos da reprovação.
No caso de aprovações com pendências, os autores terão um prazo máximo de 10 (dez) dias para revisão do texto e inclusão das modificações sugeridas. O não cumprimento do prazo estabelecido deixará o artigo pré-selecionado de fora da publicação.
Obs.: As inscrições são gratuitas, não havendo, portanto, nenhum tipo de taxa para a submissão dos artigos.