A (IN) EFICÁCIA DO MODELO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS LOJAS SIMBÓLICAS MAÇÔNICAS BRASILEIRAS
Ariano Fernandes de Oliveira, Mauro Leray, Rodrigo Brandão Ferreira
Resumo
A pesquisa desenvolveu-se em torno da temática da relação da maçonaria com a educação e seus modelos de ensino-aprendizagem no contexto das Lojas simbólicas brasileiras. O objetivo do artigo foi analisar a eficácia do modelo de ensino-aprendizagem maçônico, para responder aos questionamentos sobre os modelos de ensino-aprendizado utilizados pelas Lojas simbólicas maçônicas brasileiras, seus conceitos e práticas, bem como quais modelos diferentes poderiam ser utilizados de maneira a atingir resultados mais satisfatórios. A pesquisa foi classificada, quanto à finalidade, aplicada; quanto à natureza, experimental; quanto à abordagem, qualitativa; quanto aos objetivos, exploratória e quanto aos procedimentos, pesquisa de campo. O universo estatístico foi baseado no número estimado de maçons ativos nas três principais obediências maçônicas atuantes no Brasil: 233.000 (duzentos e trinta e três mil) membros. Com o objetivo de aumentar a margem de confiança e diminuir a margem de erro da pesquisa a apenas 2% (dois por cento), foi delimitado como amostra a quantidade de 2.500 (dois mil e quinhentos) membros. O total de entrevistados foi 2.212 (dois mil duzentos e doze) membros. A pesquisa foi construída via Google Forms, utilizando a escala psicométrica de Likert. Como resultados da pesquisa, foi possível verificar, mesmo que superficialmente, a deficiência e caráter retrógrado dos modelos de ensino-aprendizagem do ponto de vista teórico e metodológico. No entanto, não se pôde determinar a (in) eficácia destes modelos a partir dos dados coletados.
Palavras-chave
Referências
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Submetido em:
18/03/2021
Aceito em:
08/04/2021
Publicado em:
11/04/2021